O crescimento e expansão da Obra Mita tornou necessária a construção de uma nova estrutura para abrigar os milhares de fiéis. Este novo templo – inaugurado em novembro de 1990 – foi projetado pelo escritório Montilla & Látimer e tem capacidade para mais de 6.000 pessoas em seu interior. A sua estrutura é neoclássica e não passa despercebida a quem passa por Hato Rey. A poucos passos do templo inaugurado em 1960, o novo templo está localizado na Rua Duarte nº 203. Tem:
• ar condicionado.
•
elevadores até o quinto nível.
• cadeiras almofadadas reclináveis.
• modernas instalações acústicas, de iluminação e audiovisuais.
• banheiros e rampas para cadeiras de rodas.
• berçário para o cuidado de crianças durante os serviços religiosos.
• saídas de emegência.
• escritório de primeiros socorros.
• impressionantes vitrais representando a estrela de Belém e a pomba, símbolo do Espírito Santo de Deus.
O templo compreende 5 níveis, um espaço de 225 pés de comprimento por 170 pés de largura e levou quase três anos para ser concluído. ser construído. Diversas atividades de arrecadação de fundos foram realizadas para tornar este monumental possível. projeto, sem ter que pedir dinheiro a ninguém ou fazer empréstimos. Aaron, líder espiritual para Naquela época, ele expressou que o mesmo Deus que guia a sua igreja todos os dias e torna possível o seu crescimento avassalador e expansão, nos proporcionou este novo templo no qual juntos estamos em comunhão com o Senhor. Arão acrescentou: «Agora, o mesmo Deus que tornou possível a construção de uma grande arca para reunir as almas que seriam salvo no tempo de Noé, tornou possível a construção deste templo.
Centenas de membros da Congregação colaboraram em sua construção, dirigida por Ismael Díaz, que foi o mestre-de-obras. De referir que Aarón trabalhava dia após dia, incansavelmente, para a concretização deste sonho; colocou telhas, pintou, encheu colunas de concreto e colocou blocos. O arquiteto Federico Montilla, juntamente com seu sócio Russell E. Látimer, foi responsável pelo desenho e supervisão do projeto. Montilla com grande admiração exclamou: «A grande importância que deve ser destacada aqui é que estamos falando de um templo, uma igreja, uma situação importante dentro da cultura porto-riquenha, uma obra para toda a vida. A impressão que causa é extremamente importante, visto que se trata de um monumento ao Espírito Santo e que foi inaugurado no 50º aniversário da Igreja da Mita. Montilla acrescentou: «O nosso maior desafio, como qualquer profissional, foi produzir o melhor trabalho possível, pois tínhamos um compromisso histórico com Aarón, que é um homem para a história, e um desafio com a Mita. Tinha que ser um trabalho bem pensado, pois os porto-riquenhos vão ter a oportunidade não só de vê-lo por fora, mas também de contemplá-lo e apreciá-lo por dentro; Por isso demos grande importância à estrutura interior, valorizando os paroquianos e as pessoas que a visitavam.